Centro Cultural Ensaio



O Centro Cultural Ensaio é a sede da CTTB – Companhia de Teatro Terra Brasilis – que tendo na arte  um dos principais meios de expressão utilizados se comunicar fundou o CCE para servir como um espaço voltado para realização de experimentos, laboratórios, pesquisas, produções e divulgação de grupos artísticos e artistas independentes. 


O fomento cultural é o principal objetivo do Centro Cultural Ensaio (CCE), que observando essa característica tão especial, busca em seus projetos, que contemplam a arte em todos os aspectos, promover eventos que primam pela qualidade técnica e estética, gerando informação e entretenimento sem perder o foco da identidade cultural e comportamental. Visando a fusão de linguagens como Teatro, Dança, Música, Circo, Performances, Artes Plásticas e Visuais a instituição vem promovendo a integração e o intercâmbio de informações entre artistas independentes, produtores e técnicos viabilizando e colocando produções na estrada. A equipe do Ensaio dedica-se à criação e difusão do trabalho de artistas que povoam a cidade do Salvador, objetivando a realização profissional e a formação de plateia para os mesmos. Desenvolvendo diversas atividades de intercâmbio artístico e técnico, abrigando apresentações, exposições e auxiliando-os na divulgação de seus respectivos trabalhos o CCE busca valorizar e incentivar a troca de saberes entre artistas e pessoas interessadas em arte recebendo diariamente visitantes do Brasil e do mundo. O Núcleo de Produção Artística desenvolve projetos próprios, realiza a captação de recursos e produção de Shows e Espetáculos Teatrais. 


O Centro Cultural Ensaio foi fundado e esta sob direção do produtor cultural Fábio S. Tavares, que já produziu shows de artistas como João Bosco, Vânia Abreu, Flávio Venturini, Barão Vermelho e Espetáculos teatrais como: Pedaço de Mim, Escombros, Quadrilha, Benedita e Fogueira. Tavares é o idealizador de importantes projetos como o Festival de Teatro Amador da Bahia e da Semana de Arte Galeria dos Novos. Além de dirigir o CCE, também criou e lidera a Companhia Teatral Terra Brasilis, que atua como um grupo de encenação e pesquisa cênica de cultura brasileira. As produções e os artistas do CCE vêm se destacando e participando de diversos Festivais e premiações como: Prêmio FUNART Nelson Brasil Rodrigues, Edital Manuel Lopes Pontes (Fundação Cultural do Estado da Bahia), FILTE (Festival Latino Americano de Teatro da Bahia), FIAC (Festival Internacional de Artes Cênicas), Mostra Cariri de Culturas, FIT (Festival Nacional Ipitanga de Teatro), MUST (Mostra Universitária Salvador de Teatro - UFBA), ESPICHA VERÃO (Bahiatursa), HOME THEATRE – Festival Internacional de Cenas do Rio de Janeiro, entre outros. O espaço tem seus ambientes preparados para diversas atividades e conta com 03 salas amplas (com espelho, barras, tablado e som), 02 vestiários, recepção, sala de estar, café-bar, auditório e ambiente de leitura e pesquisa. As salas são alugadas para festas, ensaios, feiras, congressos, exposições, seminários, entre outras atividades artísticas. Com essa diversidade o CCE vem sendo um mantenedor e difusor da arte e da cultura acolhendo tanto a novos artistas quanto aos que já são consagrados. O espaço é uma opção de lazer e entretenimento para os soteropolitanos e tem fácil localização no tradicional bairro do Garcia.


O Centro Cultural Ensaio é uma instituição habilitada para desenvolver, realizar e produzir eventos ligados à arte e cultura, como cursos artísticos ou cursos preparatórios para concursos, galeria de arte, produção e criação de espetáculos de teatro, dança e música. O agenciamento — assessoria de imprensa e publicidade de atores, modelos, músicos, figurantes e artistas de circo — é uma atividade de destaque desenvolvida pelo núcleo de produção do CCE.


O Centro também é ponto de venda de ingressos para eventos culturais, de esportes e demais atividades de recreação.  No CCE acontecem Cursos de Teatro, Danças, Modelo, Canto, entre outros. Os cursos são realizados de uma forma leve e dinâmica por profissionais experientes e uma equipe coesa que atua como multiplicadora de um método de ensino que leva aos aprendizes um misto de ensino prático e teórico, simultaneamente.


Visando manter uma excelente qualidade de ensino os instrutores proporcionam uma prática efetiva de suas atividades, atendo-se à iniciação e ao aperfeiçoamento dos alunos preparando-os para encarar os desafios do mercado de trabalho com os cursos técnicos. A meta é orientar os alunos para que eles possam ter o domínio sobre as suas respectivas carreiras e, por isso, o programa didático do CCE age positivamente na vida pessoal, profissional e cultural, enfatizando a transformação cidadã e educativa. Os aspirantes do ENSAIO são colocados à disposição de produtores, onde recebem atendimento diferenciado e são encaminhados ao mercado de trabalho. Essa seleção ocorre de maneira criteriosa. Alunos que passaram pelo CCE já ingressaram em Universidades tendo nos cursos um grande auxilio para o vestibular.


No CCE, atualmente, residem Companhias de Teatro e Dança, que articulam-se e mantêm-se através das atividades realizadas no espaço, onde regularmente acontecem performances artísticas, shows e espetáculos teatrais de pequeno a médio porte e periodicamente exposições. Os projetos buscam contemplar um público diversificado, consolidando o Centro Cultural Ensaio como estimulador da arte e da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário